quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CCBB, RJ 2015

A escola espiral


A escola não é apenas um lugar para aprender História, Matemática e outros conteúdos. Escola é lugar do Ser integral desenvolver seus talentos, através do exercício, com direito a errar e tentar novamente; é lugar de experimentar e buscar solução para os problemas que se apresentam, sejam eles de Química ou Física, ou de convivência; escola é lugar de conflito, porque paz não é vestir-se de branco e conflito não significa guerra; escola é lugar de aprender, de ensinar e de fazer amigos. 

Em uma sala de espera , eu ouvi o seguinte comentário de uma senhora, indignada com a atual educação brasileira: " Na minha época , sabíamos todas as capitais do mundo e todos os afluentes do rio Amazonas”.  Eu disse-lhe que não concordava e que estou apaixonada pelos novos rumos propostos para a Educação nesse momento. Quase apanhei, literalmente.

Não sei avaliar ao certo se isso é fundamental num mundo com tantas informações despejadas em tempo real, por segundo, na web. Nem digo que não seja importante saber da existência do longo e caudaloso Rio Amazonas, mas de nada valerá se eu não souber transformar a informação em conhecimento e utilizá-la em minha vida , se necessário. 

Dizer que “está tudo bem, obrigada” seria cegueira ou falta de senso crítico. Diria que “está tudo na mais perfeita desordem, a caminho, em construção”. Afinal,  mudança é processo. Por fim, se nos unirmos em prol de nós mesmos apertaremos o passo em direção à “contemporaneidade” na educação. Então descobriremos que o final nem existe. A educação é parte do processo de transformação constante da sociedade e, como  tal não é círculo, é espiral.

2 comentários:

  1. Gostei! Alguns entram com o pé direito, outros com pé esquerdo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu entro com os dois pés, com o corpo inteiro e com a alma: completamente apaixonada!

      Excluir